Caixinha de teto – Como fazer esse tipo de instalação?

Neste guia, vamos explorar os tipos de emendas em instalações elétricas de caixinha de teto. Desse modo, precisamos te apresentar quais os tipos e como fazer as derivações do circuito dessas caixinhas. 

Além disso, vamos te mostrar alguns truques fáceis para instalar as caixinhas no teto em DRYWALL. Por isso, para você não perder mais nenhuma dica, vem comigo e leia o conteúdo completo. 

Lembre-se: É muito importante você contar com a ajuda de um profissional da elétrica competente para te ajudar. Só ele pode garantir a segurança dessas instalações. 

Vamos lá? 

Por que é necessário fazer emendas nas caixinhas de teto?

Como disse anteriormente, hoje vamos falar um pouquinho sobre os tipos de emendas que podemos fazer em uma instalação elétrica de caixinha de teto. 

Sendo assim, o ideal é ter o mínimo possível de emendas nesse tipo de instalação. No entanto, é quase impossível evitar completamente as emendas. 

Portanto, a norma regulamentadora 5410 estabelece que emendas são permitidas somente em caixas de derivação, seja no teto ou na parede.

Desse modo, vamos explicar quais os tipos de emenda em uma instalação de caixinha de teto. Vamos lá? 

Quais os tipos de emendas em uma instalação de caixinha de teto? 

Basicamente, existem dois tipos de emendas mais usadas e populares para instalar as famosas caixas: as emendas de derivação e as emendas de prolongamento.

Emendas de Derivação: Essas emendas são realizadas quando desejamos criar ramais de alimentação a partir de uma rede existente. Por exemplo, quando precisamos derivar um ponto de tomada para outro.

Emendas de Prolongamento: Consistem em aumentar o comprimento dos condutores. Por exemplo, quando instalamos uma luminária e precisamos estender o cabo para conectá-la.

Sendo assim, com o passar do tempo, as emendas evoluíram. Antigamente, eram feitas com fita isolante, mas hoje existem conectores disponíveis no mercado que facilitam a conexão entre os cabos.

Pensando nisso, vamos te mostrar no tópico a seguir alguns testes que fizemos para entender qual é o melhor para realizar a instalação de caixinha de teto: Conectores Wago ou Fita Isolante. 

Conector Wago x Fita Isolante – Qual é melhor para a instalação de caixinha de teto? 

O conector wago é uma opção mais prática e rápida, especialmente em usos profissionais. 

No entanto, a fita isolante bem feita ainda é viável e segura, mas pode ser mais demorada e depende da qualidade da fita usada.

Por isso, a seguir vamos mostrar como fazer uma emenda de derivação usando cada um deles. 

Conectores Wago:

  • Decape as pontas dos cabos;
  • Use um conector wago de três vias para cada fase, neutro e terra;
  • Insira os cabos nos conectores e aperte as alavancas;
  • Repita o processo com os cabos de neutro e terra.

Emenda com Fita Isolante

Agora, caso prefira utilizar a fita isolante, você deve fazer assim: 

  • Decape as pontas dos cabos;
  • Une os cabos, incluindo um rabicho para futura conexão;
  • Aperte bem os cabos e isole a emenda com fita isolante.

Mas, afinal, como é feita a derivação na caixinha de teto?

Como é feita a derivação na caixinha de teto? 

Nas caixas de passagem da parede, onde teremos pontos de tomada, faremos emendas similares. Ou seja, no final, a escolha entre conectores Wago e fita isolante depende da agilidade, padronização e qualidade do trabalho. 

Desse modo, podemos dizer que ambos são válidos, mas os conectores wago podem ser mais práticos em situações profissionais.

Agora, meu amigo, é com você! Conseguiu entender como fazer as emendas em uma residência? Restou alguma dúvida?

Pois bem, agora chegou o momento de te mostrar alguns truques para instalar caixinha de teto em DRYWALL. 

Instalação de caixinha de teto em Paredes de Drywall

Você já fez esse tipo de instalação em parede ou teto de drywall? Por isso, hoje vamos explicar um método fácil para instalar essas caixinhas. 

Isso porque, a utilização de uma caixa específica torna esse processo mais simples e eficiente, não é mesmo? 

Quais as ferramentas necessárias para fazer a instalação de caixinha de teto? 

Antes de começar, é importante ter as seguintes ferramentas à disposição:

  • Furadeira
  • Serra copo de 60mm
  • Serrote de gesso
  • Estilete de segurança
  • Nível

Agora, com tudo em mãos, vamos à instalação… 

A caixa elétrica que usaremos é exclusiva para paredes de drywall e é adequada para prédios, casas e comércios. Ela possui uma característica única: ressaltos marcadores que servem como gabarito para a furação.

Desse modo, usando o nível para garantir que a caixa fique reta, pressione a caixa contra a parede para marcar a posição dos furos. Mas observe as dicas: 

  • Para a caixa 4×2, são dois pontos de marcação;
  • Para a caixa 4×4, são quatro pontos.

Feita todas as marcações, utilize a serra copo na furadeira para fazer os furos nos pontos indicados. Em seguida, utilize o serrote de gesso para retirar as rebarbas da furação e ajustar o furo de acordo com o tamanho da caixa.

Quais os benefícios de usar a caixinha correta? 

Uma vantagem dessa caixa é a presença de aberturas autotravantes para os eletrodutos. Ou seja, essas aberturas podem ser facilmente cortadas com um estilete de segurança.

Desse modo, continuando o passo a passo: Insira o eletroduto na entrada e trate-o. O limite da caixa é até o terceiro corrugado do eletroduto.

Para fixar a caixinha na parede ou teto de DRYWALL é muito simples! 

Basta encaixar a caixa no furo feito e usar as travas para prendê-la. As travas são compatíveis com paredes de drywall de 9mm até 25mm de espessura.

Qual a resistência e segurança da caixinha de teto na parede de DRYWALL? 

A caixa é feita de PVC rígido, não propaga chamas e é resistente. Além disso, ela também possui um parafuso de fixação para interruptores, tomadas e outros componentes, o que evita problemas comuns de quebra ou espanamento.

Sendo assim, seu formato exclusivo permite empilhá-las, tornando a organização dos materiais mais eficiente, especialmente para quem precisa de estoque.

Conclusão

Viu só como realizar a instalação de caixinha de teto não tem mistério? No entanto, certifique-se de chamar um bom eletricista para te ajudar a garantir a segurança do processo. 

Outro ponto é que, essas caixas elétricas para drywall são uma solução prática e segura para instalações elétricas em paredes desse tipo, não é mesmo? 

Com sua facilidade de uso, resistência e compatibilidade com diversos componentes elétricos, ela simplifica o trabalho de eletricistas e instaladores.

Agora me diga: O que você achou da instalação de caixinha de teto? Foi fácil ou teve alguma dúvida? 

Por fim, para continuar aproveitando as dicas de manutenção da sua casa, não deixe de nos acompanhar!