Deixar a geladeira no mínimo economiza energia? Vamos descobrir! 

Olha meu chapa, vamos lá, será que deixar a geladeira no mínimo economiza energia? Aí, bate aquele perrengue quando a conta de luz fica mais cara, né? 

Tem um monte de figura na internet que se acha o espertão e fica soltando dicas, mas vamos te contar como funciona direito.

Na moral, a gente fez umas pesquisas aqui e descobriu que tem uma pá de vídeos no YouTube que juram de pé junto que tem uns “macetes milagrosos” pra dar aquela economizada na energia elétrica. 

Pra dar uma luz nesse assunto, bora lá entender se dá para manter a geladeira no mínimo. 

Antes de mais nada, se você tiver um problema elétrico e não se sente confiante em executá-lo, manda chamar um eletricista bão, que o cara vai resolver a parada direito e não vai fazer besteira que coloca sua família em risco, beleza?

Deixar a geladeira no mínimo economiza energia? 

É o seguinte: essa busca por economizar energia elétrica é braba, ainda mais quando o preço da luz sobe. Aí fica a pergunta que não quer calar: será que pode da geladeira no mínimo para economizar energia?

Bom, vamos aos testes para ter certeza disso. 

Primeiro, a gente ficou de olho no consumo da geladeira por 24 horas, deixando ela ligada o tempo todo. Depois, a gente apagou a danada de noite por 12 horas e ligou de novo no dia seguinte por 24 horas. 

Com esses testes, a gente conseguiu ver quanto de energia a geladeira gasta com e sem o apagão noturno.

Aí vem a parte surpreendente, meu chapa. Quando a gente desliga a geladeira de noite, o consumo de energia caiu pra caramba, quase 50% a menos na conta. Só que tem um detalhe, isso depende do modelo da geladeira e de como você usa ela.

Em modelos mais antigos ou se você fica abrindo a geladeira toda hora de madrugada, a economia pode não ser tão grande. E ó, os fabricantes geralmente recomendam deixar ela ligada o tempo todo pra não estragar.

Deixar a geladeira no mínimo pode gerar problemas de funcionamento? 

Deixar a geladeira no mínimo tem os seus contras, por exemplo, não garantir que os alimentos sejam conservados da forma como deveriam. 

Agora, desligar a geladeira por muito tempo pode dar uma dor de cabeça. O sistema de refrigeração dela trabalha sob pressão, e quando desliga, a pressão interna pode subir e dar uns pepinos, tipo danos e vazamentos.

Então, fica a dica: não desligue ela por mais de 10 a 15 dias, senão o bicho pega.

Como posso economizar sem deixar minha geladeira no mínimo? 

Mas olha, tem outras maneiras de economizar energia, certo?

Então pare agora de brincar de liga e desligue com a sua geladeira e pense em outras formas que pode adotar dentro da sua casa para economizar um pouco de energia elétrica. 

Por exemplo, você pode pensar em: 

  • Instalar uns painéis solares para gerar eletricidade;
  • Manter seu aquecedor de água com a manutenção em dia;
  • Trocar as lâmpadas incandescentes por LED;
  • Regular a temperatura da geladeira e freezer e mantê-los ligados na temperatura correta; 
  • Ensinar a família toda a importância de economizar energia.

Viu só? Existem inúmeras maneiras de economizar energia elétrica sem ter que trazer problemas de funcionamento para os seus eletrodomésticos, neste caso, a geladeira. Comprar uma nova sairia muito mais caro, não é mesmo? 

Conclusão

Pra resumir, a parada de desligar a geladeira de noite é uma escolha sua, meu chapa. Você que sabe se vale a pena.

 A economia pode ser grande, mas também pode dar uma dor de cabeça se a comida estragar ou a geladeira sofrer algum tipo de dano. Será mesmo que é vantajoso deixar a geladeira no mínimo para economizar energia elétrica?  

Então, fica esperto e toma sua decisão com sabedoria, porque economizar energia é bom, mas cuidar dos seus aparelhos é fundamental. 

Um grande abraço e até a próxima dica!