Saiba como efetuar limpeza com vinagre

Os produtos de limpeza domésticos são capazes de ser caros e venenosos, fazendo com que várias pessoas tentem abordagens alternativas. O vinagre é um excelente multiuso e inclusive pode ser empregado para limpar paredes. Você pode gerar uma solução de limpeza simples com vinagre e água. Ainda que seja uma solução natural, assegure-se de realizar uma verificação de mancha antes de seguir para garantir paredes de fato limpas.

Proteja seu piso antes de começar a limpar as paredes

saiba-como-efetuar-limpeza-com-vinagre Bote uma toalha ou toalhas ao longo do rodapé das paredes que você deseja começar a limpar. As esponjas que vão ser utilizadas na limpeza nunca devem encontrar-se encharcadas a fim de evitar que gotas escorram pela parede. Mantenha certas toalhas e panos de limpeza por perto para o caso do balde com a diluição derramar.

Ventile o ambiente em que será feita a limpeza

Dependendo de quão potente a sua solução é, você pode julgar o cheiro de vinagre ligeiramente incômodo. Caso seja o caso, abra janelas ou ligue determinados ventiladores a fim de melhorar a circulação do ar. Os eflúvios de vinagre não são perigosos, contudo eles podem deixar você enjoado. Uma vez principiada a limpeza das paredes com o vinagre, o trabalho deve ser produzido com calma, um trabalho afobado pode levar a gotas e outras manchas d’água que irão continuar avistáveis na parede quando estiverem secos.

Desconecte as tomadas das paredes

Desconecte os condutores de alimentação de energia das tomadas. Caso pretenda limpar as tampas de saída e/ou onde cobrem as paredes, desconecte a energia dessas tomadas antes de começar a limpeza da parede. Exerça o mesmo para interruptores de luz, condutores telefônicos e outros dispositivos com corrente elétrica.

Retire a ornamentação pregada nas paredes

Se você estiver limpando a parede totalmente em vez de higienizar o lugar mais sujo, remova tudo o que estiver colado na parede. Certifique-se de que será uma higiene minuciosa, sem fechamentos que possam estar escondendo impureza. Isto pode englobar fotografias, porta-retratos ou outras obras artísticas; prateleiras, mancebos ou outros itens funcionais; objetos eletrônicos como tevês ou alto-falantes colados na parede.

Como planejar uma mistura com vinagre para limpar paredes

Comece com uma mistura leve. Uma quantia relativamente pequenina de vinagre combinada com água morna é capaz de ser suficiente para a prática ao longo da maior parte do tempo. Basta combinar 2 a 3 colheres de sopa de vinagre branco diluído com 1 litro d’água em um balde ou recipiente igual.
Tenha em mente que você vai estar carregando este recipiente em torno da sala. Dependendo do tamanho do seu recipiente, ajuste as medidas conforme preciso com a finalidade de preservar o recipiente parcialmente cheio com a finalidade de evitar que esparrame.

Limpe primeiro um lugar da sua parede

Escolha uma área que está cercada de vista por móveis ou escondida. Molhe uma esponja na sua mistura e esprema-a até que o exagero d’água tenha sido espremido. Limpe a região fazendo movimentos circulares, empregando uma compressão mínima. Reforce com uma segunda esponja e água limpa para banhar. Logo após, enxugue com um tecido sedoso ou uma toalha.
Utilize buchas macias (em oposição a um tipo mais abrasivo destinado a esfregar panelas queimadas), em especial se suas paredes encontrarem-se pintadas. Utilizar buchas mais rígidas pode danificar a superfície das suas paredes.

Acrescente mais vinagre se necessário

Iguale o primeiro lugar que selecionou para limpar com o resto da parede. Se a sua mistura funcionou, mantenha nas medidas em que encontra-se. Caso o ponto de prova ainda pareça sujo, aumente a parcela de vinagre para a água e faça de novo a limpeza. Inicie acrescentando meia xícara de vinagre ao seu litro d’água. Se isso ainda parecer fraco, persista inserindo meia xícara de vinagre proporcionalmente até conseguir uma combinação eficaz para limpar as paredes. Paredes demasiadamente sujas podem exigir uma proporção de 2 porções de vinagre para 3 partes de água.

Acrescente o bicarbonato de sódio à diluição

Se a impureza em suas paredes estiver aglomerada, você pode necessitar de uma solução relativamente mais abrasada do que apenas vinagre e água. Principie acrescentando ¼ de xícara de bicarbonato de sódio à sua mescla e teste outra vez. Por outro lado, tenha em vista que se as suas paredes são coloridas, agentes abrasivos como bicarbonato de sódio são capazes de danificar a tinta, em especial se a base for em látex. Caso a sua solução comece a manchar sua pintura, talvez seja indispensável aplicar uma nova camada de tinta em vez de limpar.