Como limpar tapetes de maneira eficiente

Possuir tapetes limpos é importante tanto para o aspecto de sua moradia como para o seu estado salutar das pessoas que moram nela. As marcas e a poeira acumulada no tapete podem prejudicar um ambiente harmonioso, enquanto os alérgenos e a impureza podem colaborar para problemas de respiração. Há diversas maneiras de limpar manchados e poeira de seus tapetes, tudo irá depender da natureza da sujeira.

Utilize aspirador para limpar seu tapete

como-limpar-tapetes-de-maneira-eficiente Prepare a sala que irá ser aspirada. Pegue todos brinquedos, papelada ou outros itens que emperrem o acesso do aspirador. Confira itens pequenos como moedas as quais possam danificar o mecanismo. Recorde-se de observar embaixo dos móveis. Limpe, primeiramente, as persianas, mobílias, janelas e rodapés. O pó que cair poderá, consequentemente, ser sugado.
Use um bocal no aspirador para limpar áreas complicadas de atingir. As pontas dos tapetes e os rodapés, de modo geral, acumulam poeira que tem necessidade de ser retirada primeiramente. Se o mobiliário não puder ser movido, recorra a extensão de canto para limpar por baixo dos sofás e de outras peças que encobrem o tapete.

Aspire o tapete horizontal e verticalmente

Primeiro aspire todos os cômodos para a frente e para trás, aí repita o processo da esquerda para a direita. As fibras de tapetes, em geral, são torcidas e, ao seguir ambas as linhas, você assegura que cada parte da fibra seja alcançada. Isso é capaz de ser também mais aproveitável caso você tenha animais domésticos, pois irá remover os pelos de forma eficiente.

Quando limpar seus tapetes

Aspire os tapetes sistematicamente. No geral, sugere-se aspirar, pelo menos, toda semana. Por exemplo, um casal com 2 gatos deverá aspirar três vezes por semana. Uma pessoa solteira com um cão grande deverá aspirar o tapete quatro vezes por semana. Recorde-se de que uma das principais razões de usar o aspirador é retirar o pelo e o ácaro. Um animal doméstico enorme, em geral, originará ambos em comparação com um menor.

Use um pano branco limpo em seus tapetes

como-limpar-tapetes-de-maneira-eficiente Panos que possuem estampas ou foram tingidos são capazes de transferir a cor para o seu tapete, deixando ele ainda mais manchado. Assegure-se primeiro de tirar as manchas de impurezas secas com um tecido branco limpo. Utilize outro pano branco limpo para tirar a marca deixada para trás após friccionar a impureza original. Nunca use escovas, pois podem danificar as fibras do tapete deixando a peça desgastada.
Apenas use produto de limpeza em imundícies recentes e situadas em uma pequena porção de seu tapete, mas não faça disso a manutenção habitual do tapete.

Selecione o melhor limpador para tapete

Existe uma variedade de produtos para tapetes disponíveis à venda. Eles, no geral, são produzidos em aerossol para simplificar a limpeza do local. Ainda que todos sejam eliminadores de manchas, veja a etiqueta do produto para averiguar se é indicado para o tipo de marca que está em seus tapetes.
As marcas ocasionadas por fluidos corpóreos, vez ou outra, necessitam de cuidado individual. Caso você esteja lidando com uma marca de sangue fresco, limpe com água gelada ou peróxido de hidrogênio. Nunca use água morna, porque isso vai aumentar a marca. Para uma mancha já sequinha, utilize peróxido de hidrogênio com um detergente à base de enzimas. Para xixi de pets, use um limpador enzimático desenvolvido especificamente para esse padrão de impureza.
Caso você não consiga adquirir um produto apropriado, tire as manchas frescas com uma diluição de amônia acompanhada de detergente e água morna. As marcas são capazes de ser retiradas com 1/3 de vinagre em diluição aquosa. Como para manchas frescas, use ainda um detergente e acabe a limpeza com água.
Teste sempre o produto de limpeza em uma parte discreta do tapete. Alguns produtos podem ser impróprios para o seu tapete, então o adequado é testar primeiramente em uma região pequena do tapete, como a que fica embaixo de um armário.

Como enxaguar o tapete

Utilizando um pano branco limpo e água, apanhe qualquer sabão remanescente na área tratada do tapete. Jamais jogue água diretamente na peça, porque ela é capaz de ser sugada provocando problemas como mofo e emboloramento.
Deixe a área secar totalmente. Caso seja uma mancha enorme ou você tenha utilizado uma grande quantidade de água, coloque um ventilador ou secador do lado do tapete para secar a peça depressa.